1. Imagens da nacionalidade (Dr. Marcos Aurélio dos Santos Souza)
O objetivo desta linha é integrar pesquisas que investiguem a produção da ideia de nacionalidade brasileira (ou brasilidade) na literatura e sua relação com o pensamento social brasileiro, constituído no final do século XIX e início do século XX. Tentar-se-á entender ainda a mestiçagem e o discurso racial como temas principais nas reflexões intelectuais dessa época, suas imagens como discursos fundadores, através das diversas formulações históricas, sociológicas e antropológicas. A intenção é flagrar como essas formulações foram reproduzidas, reinventadas e/ou subvertidas pela produção literária de escritores do final do século XIX e início do XX.
2. Gênero, Raça e Pós-colonialidade (Dra. Ana Cláudia Lemos Pacheco)
A linha de pesquisa Gênero, raça e pós-colonialidade tem como objetivo estudar as produções discursivas em torno do debate sobre raça/ gênero e suas interfaces com os estudos culturais e/ ou pós-coloniais. Falamos interfaces, porque o debate sobre raça/ etnia, no campo dos estudos citados, tem sido bastante problematizado nas últimas décadas do século XX e na primeira década deste século. Entretanto, há de se registrar a lacuna existente sobre gênero e sua intersecção com raça e outras categorias, como sexualidade, classe, etnia, identidades, afetividade e outras nas produções citadas. Como constatou Stuart Hall (2003), o feminismo contemporâneo foi responsável pela virada da chamada “modernidade tardia” por instituir no plano político e epistemológico, deslocamentos em relação à forma de se fazer ciência; à crítica, peremptória, aos modelos hegemônicos de produção de conhecimento e ao alargamento conceitual da categoria Gênero e sua diversidade no interior das lutas políticas; o que possibilitou o debate sob novas perspectivas analíticas acerca da questão das Identidades no interior dos movimentos sociais, destacando-se: o feminismo negro, terceiro mundista e lésbico no contexto norte-americano e europeu, e a crítica ao sujeito moderno no campo das Ciências Sociais e Humanas e nas outras áreas de conhecimento, introduzida por intelectuais, feministas e pós-colonialistas.
3. Poesia na contemporaneidade (Ms. Valéria Lessa Mota)
O objetivo é estudar as situações de enunciação e as estratégias de representação da subjetividade na poesia baiana moderna e contemporânea nas suas relações com as referencialidades, preferencialmente as que envolvem dimensões da memória e do urbano. Discutir os processos de subjetivação em relação aos campos culturais, a partir de textualidades variadas. Significa dizer um estudo do sujeito na lírica, com base na nova ontologia. Busca-se, assim, discutir aspectos teóricos sobre o sujeito a partir da psicanálise, desconstrução e retórica e sua consubstanciação na poesia lírica. Tal proposta ao tempo que tem perspectivas comuns às propostas da área de Estudos Culturais, certamente encontrará pontos de tensão quanto a métodos e alguns pressupostos relativos aos estudos literários: Modernidade – subjetividade; o que significa sujeito hoje; o humano, o literário e o social; o significado de poesia-literatura e das suas relações com outras dimensões da cultura; gêneros literários como instituições e a memória e a cidade na poesia.
4. Semiótica da cultura (Dr. Raimundo Lopes Matos)
A Semiótica - ciência dos signos no domínio das linguagens verbal e não-verbal - se apresenta como um suporte cognitivo e contributivo nas descobertas de novos saberes, na busca incessante da excelência. Nestes termos, pretende-se, com a Semiótica perceana, desenvolver pesquisas na área de Comunicação e Semiótica pelo norteamento das seguintes linhas: Linha 1 - Linguagens e Leituras poéticas: poética como ciência e poética como arte. Linha 2 - Processos de Criação Artísticos e Científicos
5. Discurso e Cultura (Dra. Adriana Maria de Abreu Barbosa)
(falta resumo)
6. Descrição e análise de fatos e uso da língua (Dr. Braulino Pereira de Santana)
A linha de estudos que propomos objetiva realizar pesquisas e traduções tendo como foco descrição e análise de fatos e uso da língua portuguesa sob as seguintes perspectivas teóricas: Léxico, Semântica Lexical, Semântica dos papeis temáticos, e Morfologias derivacional e flexional. Essas vertentes encontram convergências num dado comum, a saber, a palavra, suas relações, seus significados e abrangências culturais.
7. Erotismo e Cultura (Dr. Alex Sandro Leite)
O objetivo geral da nossa linha de pesquisa é estudar o erotismo como potência constitutiva de modos de existência. Como e em que medida a pulsão erótica configura maneiras de viver? Eros e êthos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário