sexta-feira, 5 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO
O Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais da UESB (GEPEC) foi criado com o objetivo principal de reunir e articular teoricamente estudos e pesquisas sobre temáticas contemporâneas, envolvendo a discussão da cultura, em diferentes perspectivas: literárias, linguísticas, antropológicas etc. A intenção é dupla: 1) incentivar e promover a produção acadêmica em nosso campus, na área da cultura, dialogando com pesquisadores de outras instituições, vislumbrando, inclusive, publicações dessa produção em revistas especializadas e 2) criar as bases para a construção do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Cultura (PPLIC).
Essa discussão da cultura, que vem sendo amplamente divulgada, através dos chamados Estudos Culturais, cuja principal vertente é anglófona, inglesa e americana (Cultural Studies), está sendo assimilada, ampliada e ressinificada em países latino-americanos, a exemplo do Brasil e México. Em torno da ideia de cultura são levantadas questões acerca das identidades culturais, linguística, sexual, nacional etc., e da produção poética e artística, expressas por novas configurações dessas identidades no mundo atual.
Interessa, portanto, ao nosso grupo de pesquisa, em sua interdisciplinariedade, tanto a investigação sobre a constituição de um pensamento pós-colonial, resultado da emergência de intelectuais no chamando terceiro mundo, quanto a produção discursiva, linguística, semiótica e poética, resultado de pensamentos, teorias e contextos históricos que deslocam e minam noções de centro e unidade (constituintes das perspectivas do nacionalismo, racismo, sexismo e outros ismos, presentes na realidade atual). Com base nas pesquisas e interesses existentes na área das ciências humanas da UESB, Campus Jequié, são tópicos fundamentais para os nossos estudos: a nacionalidade brasileira e a mestiçagem (linha 1); a articulação entre as noções de gênero e raça no mundo “descolonizado” (linha 2); a poesia e a semiótica de uma realidade cultural diversa e dispersa (linhas 3 e 4) e a construção ou uso do discurso e da língua numa realidade multicultural.

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